ERA UMA VEZ O CINEMA


Paris Está em Chamas? (1966)

cover Paris Está em Chamas?

link to Paris Está em Chamas? on IMDb

País: França, 173 minutos

Titulo Original: Paris brûle-t-il? 

Diretor(s): René Clément

Gênero(s): Drama, História, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
6.9/10 (3586 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕES star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Marcel Grignon)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (Willy Holt, Marc Frédérix, Pierre Guffroy)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Maurice Jarre )

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Ator Nacional (Gert Fröbe)

Sinopse: Em agosto de 1944, enquanto as tropas aliadas aguardam ordens para marchar contra a Paris ocupada pelos nazistas, Hitler atribui o comando da cidade ao general Dietrich von Choltitz e suas ordens são simples e diretas: se a cidade não puder ser mantida sob o jugo alemão, a mesma deverá ser totalmente queimada antes da retirada de suas tropas. Ao mesmo tempo, o movimento da Resistência Francesa, que conseguiu tomar posse de dois terços da cidade, é dividido por conta de um novo plano estratégico.

O general Jacques Chaban-Delmas, um seguidor da França Livre de Charles de Gaulle, se opõe fortemente aos comunistas que são a favor de uma insurreição imediata, por temer que Paris seja transformada em uma outra Varsóvia. Com a ajuda do Cônsul sueco, Raoul Nordling, ele tenta encontrar um meio de conseguir a libertação de um importante prisioneiro político, Bernard Labe, que pode ter sucesso na prevenção de uma rebelião, mas o plano acaba falhando e Labe é baleado. 

Notícias chegam informando que os Aliados decidiram ignorar a cidade, num primeiro instante, a fim de empurrarem os nazistas diretamente para o Reno, o que faz com que os Franceses Livres enviem o Major Roger Gallois para convencer o Alto Comando Aliado de que, pelo menos, uma unidade militar deve ser enviada para libertar Paris, permitindo, deste modo, que a Alemanha tenha a possibilidade de se render de forma honrosa.

Por tudo isso, o general Dietrich von Choltitz procrastina e ignora exigências histéricas de Hitler como, por exemplo, a de que a cidade deva ser queimada antes de uma eventual rendição. Em grande parte responsável pela hesitação do general, Nordling apela tanto para a razão como para a vaidade de von Choltitz, salientando que, recusando-se a destruir séculos de história meramente para satisfazer o desejo de um louco, ele se tornaria conhecido como o homem que salvou Paris. Assim, a ordem para queimar a cidade nunca foi dada e, em 25 de agosto, soldados americanos e franceses retomam a capital francesa do jugo nazista. 

Enquanto o general Dietrich von Choltitz é feito prisioneiro, parisienses exultantes surgem de todas as ruas para saudarem o retorno do General Charles de Gaulle. 

Elenco: